Verifique se o seu dispositivo suporta atualizações contínuas e o Project Treble

Todo usuário do Android por aí sabe sobre o incômodo de atualizar o firmware do sistema em seus dispositivos. Antes da estréia do Android Nougat 7.0, todos os arquivos de firmware do sistema foram baixados no armazenamento do dispositivo. Depois que a atualização foi baixada, o usuário teve que reiniciar o dispositivo e aguardar 15 a 20 minutos para que as atualizações sejam aplicadas e instaladas. No entanto, após a instalação, o usuário teve que esperar mais de 5 a 10 minutos para que as atualizações fossem finalizadas, pois seus dispositivos mostrariam o diálogo “Android está atualizando”. Foi um desperdício de tempo precioso para os usuários. Devido a esse fato, muitos usuários simplesmente mantiveram as atualizações em seus dispositivos.

Para combater esse problema, o Google introduziu um recurso chamado atualizações perfeitas no Android 7.0 Nougat. Esse recurso empregou um novo sistema de partição A/B. Os telefones que suportam esse tipo de sistema de partição possuem dois conjuntos de partição, a saber A_SLOT e B_SLOT. Todas as atualizações baixadas vão para o slot inativo, daí o nome atualizações perfeitas. O telefone acabaria mudando para o slot inativo quando o usuário decidir instalar a atualização após a reinicialização, reduzindo drasticamente o tempo para instalar e configurar as atualizações. Falando nisso, o diálogo “Android está atualizando” não tem lugar aqui e as botas de dispositivo como de costume. No entanto, os dados do usuário são compartilhados mutuamente entre as partições. Dispositivos como o Google Pixels de primeira e segunda geração, Xiaomi Mi A1 e Moto Z2 Force e o telefone essencial estão equipados com esse tipo de sistema de partição.

Deve ler: Instale o firmware Android Oreo no Snapdragon Galaxy S8 e S8 Plus (SM-G950U/G955U)

Vantagens e desvantagens do sistema de partição A/B

Tudo bem, agora vamos às vantagens e desvantagens desse tipo de partição. Existem duas vantagens. Em primeiro lugar, caso as atualizações não se instalassem corretamente, o dispositivo mudaria para outro slot. Por exemplo, se as atualizações estiverem sendo instaladas em segundo plano no B_SLOT, o dispositivo poderá simplesmente alternar para A_SLOT sem problemas. A segunda vantagem é que, como mencionei anteriormente, o usuário não precisa mais esperar pelo diálogo “Android está atualizando”, o dispositivo inicializará como de costume.

No que diz respeito às desvantagens, esse tipo de partição consumia o espaço de armazenamento em um dispositivo por causa de dois conjuntos de partição e também não importa quão grande quantidade de espaço de armazenamento com o qual um dispositivo seja equipado, esse sistema ainda é um problema com o qual existe.

Verifique se o seu dispositivo suporta atualizações perfeitas

Você pode verificar se o seu dispositivo suporta atualizações perfeitas executando um comando no shell do ADB, como mostrado abaixo. Mas, primeiro, confira nosso tutorial sobre como configurar o ADB.

getProp ro.boot.slot_suffix

Se o seu dispositivo não suportar o sistema de partição A/B, nenhuma saída será exibida. No entanto, se uma string for exibida como (_a ou _b), tenha certeza, seu dispositivo suporta atualizações perfeitas. Além disso, você pode digitar um comando como mostrado abaixo para verificar se o seu dispositivo suporta o sistema de partição. O comando mostrado abaixo deve gerar verdadeiro se o seu dispositivo tiver suporte para o sistema de partição A/B.

getProp ro.build.ab_update

Não perca: obtenha os recursos do Android P no dispositivo 8.1 Oreo com o módulo Android P-Ify Xposed

Como verificar se o seu dispositivo suporta o Project Treble

O Projeto Treble estreou no Android 8.0 Oreo. O Google teve como objetivo fornecer e também ajudar os fabricantes a fornecer atualizações de software mais rápidas, seguras e econômicas para seus dispositivos. Além disso, o Project Treble reduz o tempo gasto pelos OEMs para fornecer atualizações de software em seus dispositivos, reduzindo seu trabalho e esforço no desenvolvimento das atualizações de software. Para verificar se o seu dispositivo suporta o Project Treble e também se o seu dispositivo está equipado com uma partição dupla para atualizações perfeitas, baixar e instalar uma verificação muito simples chamada de agulha pelo Google Play Store, dado abaixo. Os dispositivos que não suportam atualizações perfeitas têm apenas uma partição de sistema ALEMENTE A.

[GooglePlay URL = ””/]
Conclusão

E lá estão você DroidViewers e entusiastas da tecnologia com um tutorial simples sobre como verificar se o seu dispositivo tem suporte para atualizações perfeitas e um projeto de projeto, tudo graças a Idrees Patel nos desenvolvedores da XDA. Sinta -se à vontade para disputar a seção de comentários sobre sua opinião e experiência com este guia útil.

Leia também: Evite a tela de acordar acidentalmente em dispositivos Samsung

Fonte

Back to top